Home » News » Inhabitants of Europe » Os bairros conjuntos / Istambul reivindica seu direito à cidade

Mostra/Nascondi il menu

Os bairros conjuntos / Istambul reivindica seu direito à cidade

De 28 a 29 janeiro 2012: Istambul acolhe duas jornadas de iniciativas para lançar a Campanha Zero Despejos. E a primeira resposta ao Apelo assinado por uma centena de organizações de habitantes, movimentos sociais urbanos, redes, profissionais e personalidades, a fim de discutir e organizar a resistência aos projetos de transformação neoliberal da cidade que ameaçam bater brutalmente a vida da população.

Na realidade, notadamente o projeto da Terceira Ponte e do canal Istambul sobre o Bósforo respondem à lógica das cidades globais que por atirar investidores, não hesitam em violar os direitos humanos e ambientais, destruindo os bairros históricos e empurrando para longe os moradores. Ayazma e Sulukulé, de onde milhares de pessoas foram retiradas para dar lugar a projetos de especulação imobiliária, são ferimentos recentes e lições para todos.

A Campanha Zero Despejos defende em todo o mundo a luta pelo respeito integral da legalidade do direito a moradia, notadamente do artigo 11 do Pacto Internacional sobre os Direitos Econômicos, Sociais e Culturais. A salientar que os ingredientes fundamentais dos sucessos obtidos em vários casos, são a unidade e a solidariedade das partes interessadas, sobre a base dos quais se desenvolverá trocas de experiências, a partilha de estratégias, a mobilização local e internacional. A Assembléia Mundial dos Moradores e as Jornadas Mundiais Zero Despejos – pelo Direito ao Habitat confirmaram esta vontade. Também para Istambul a experiência concreta mostra que, sem um tecido sólido, nem os apelos internacionais, nem a implicação das Nações Unidas, nada se poderá.

Levando em conta a quantidade e a competência dos proponentes, considera-se preenchidas as condições para se constituir uma plataforma capaz de enfrentar o desafio, porque unitário, graças às diversidades de abordagens que são complementares, e não motivos de divisão.

Bem-vindo então, não somente aos participantes internacionais como Ives Cabannes que coordenou em 2009 a missão do UN-Habitat sobre Despejos em Istambul, e Cesare Ottolini, coordenador mundial da AIH, mas também a todas as organizações de moradores e redes que terão livre direito de voz para construir junto a Campanha Zero Despejos nesta cidade estratégica. A eles de junto abrir um eficaz guarda-chuva para proteger os moradores e construir uma cidade na dimensão humana, a ponte entre o oriente e o ocidente que tanto necessitamos.

 

O PROGRAMA:

Sábado dia 28/01:

14:00-16:00

Encontro com os representantes dos comunidades locais, das associações e dos movimentos urbanos no bairro de Bedreddin em Kasimpasa.

Discurso de boas vindas de Suleyman Songur  (Presidente da Associação do bairro de Bedreddin)

Palestras sobre Campanha Despejo Zero:

Cesare Ottolini  - coordenador da Aliança Internacional de Habitantes(AIH)

Prof. Yves Cabannes - Presidente do Departamento de Planejamento do Desenvolvimento, Universidade de Londres

16:00-17:00

Discussões sobre Campanha Despejo Zero

17:00-18:00

Excursão pelo bairro

Intervalo na casa de chá Nargile.

18:00

Entrevistas com a imprensa (se forem marcadas)

19:30

Jantar

Domingo, dia 29 de Janeiro:

11.00 -14:00 Gezi Park Taksim  

O Evento: 'Os bairros se unem / Istambul reivindica seu direito à cidade'

11:00 -11: 45

Discurso de abertura:

Omer Kiris: Plataforma das Associações da Bairro:

Discursos da Solidariedade:

Prof. Yves Cabannes-UCL

Cesare Ottolini-IAI

Os Palestrantes Representam:

- Áreas de Gecekondu

- Bairros históricos

- Plataforma contra a 3a. ponte

- Luta por Beyoglu

11:45 - 12: 30

- Uma performance do Laboratório Público de Arte. (um grupo dos artistas ativistas): O tema é a solidariedade,

- pequeno show de Bandista, Gunes e outras bandas

12:30 -14: 00

Palco Aberto:

Os bairros falam sobre o Direito à Cidade

Encerramento do evento em Inci Patisserie (que está sob a ameaça de demolição por causa de um projeto de renovação), mostrando o solidariedade.

Get direction

İSTANBUL ‘KENT HAKKI’ NA SAHİP ÇIKIYOR!
Farklı görüşlerden demokratik kitle örgütleri; mahalle dernekleri, kent hareketleri, platformlar, eylemciler, sanatçılar, akademisyenler, milletvekilleri ve çeşitli meslek gruplarından İstanbullular olarak ...

Georeferences


The Volunteer translator for housing rights without frontiers of IAI who has collaborated on the translation of this text was:

Aramires França

Comments

Log in or create a user account to comment.