Home » News » Habitantes da Europa » Os bairros conjuntos / Istambul reivindica seu direito à cidade

Mostra/Nascondi il menu

Os bairros conjuntos / Istambul reivindica seu direito à cidade

De 28 a 29 janeiro 2012: Istambul acolhe duas jornadas de iniciativas para lançar a Campanha Zero Despejos. E a primeira resposta ao Apelo assinado por uma centena de organizações de habitantes, movimentos sociais urbanos, redes, profissionais e personalidades, a fim de discutir e organizar a resistência aos projetos de transformação neoliberal da cidade que ameaçam bater brutalmente a vida da população.

Na realidade, notadamente o projeto da Terceira Ponte e do canal Istambul sobre o Bósforo respondem à lógica das cidades globais que por atirar investidores, não hesitam em violar os direitos humanos e ambientais, destruindo os bairros históricos e empurrando para longe os moradores. Ayazma e Sulukulé, de onde milhares de pessoas foram retiradas para dar lugar a projetos de especulação imobiliária, são ferimentos recentes e lições para todos.

A Campanha Zero Despejos defende em todo o mundo a luta pelo respeito integral da legalidade do direito a moradia, notadamente do artigo 11 do Pacto Internacional sobre os Direitos Econômicos, Sociais e Culturais. A salientar que os ingredientes fundamentais dos sucessos obtidos em vários casos, são a unidade e a solidariedade das partes interessadas, sobre a base dos quais se desenvolverá trocas de experiências, a partilha de estratégias, a mobilização local e internacional. A Assembléia Mundial dos Moradores e as Jornadas Mundiais Zero Despejos – pelo Direito ao Habitat confirmaram esta vontade. Também para Istambul a experiência concreta mostra que, sem um tecido sólido, nem os apelos internacionais, nem a implicação das Nações Unidas, nada se poderá.

Levando em conta a quantidade e a competência dos proponentes, considera-se preenchidas as condições para se constituir uma plataforma capaz de enfrentar o desafio, porque unitário, graças às diversidades de abordagens que são complementares, e não motivos de divisão.

Bem-vindo então, não somente aos participantes internacionais como Ives Cabannes que coordenou em 2009 a missão do UN-Habitat sobre Despejos em Istambul, e Cesare Ottolini, coordenador mundial da AIH, mas também a todas as organizações de moradores e redes que terão livre direito de voz para construir junto a Campanha Zero Despejos nesta cidade estratégica. A eles de junto abrir um eficaz guarda-chuva para proteger os moradores e construir uma cidade na dimensão humana, a ponte entre o oriente e o ocidente que tanto necessitamos.

 

O PROGRAMA:

Sábado dia 28/01:

14:00-16:00

Encontro com os representantes dos comunidades locais, das associações e dos movimentos urbanos no bairro de Bedreddin em Kasimpasa.

Discurso de boas vindas de Suleyman Songur  (Presidente da Associação do bairro de Bedreddin)

Palestras sobre Campanha Despejo Zero:

Cesare Ottolini  - coordenador da Aliança Internacional de Habitantes(AIH)

Prof. Yves Cabannes - Presidente do Departamento de Planejamento do Desenvolvimento, Universidade de Londres

16:00-17:00

Discussões sobre Campanha Despejo Zero

17:00-18:00

Excursão pelo bairro

Intervalo na casa de chá Nargile.

18:00

Entrevistas com a imprensa (se forem marcadas)

19:30

Jantar

Domingo, dia 29 de Janeiro:

11.00 -14:00 Gezi Park Taksim  

O Evento: 'Os bairros se unem / Istambul reivindica seu direito à cidade'

11:00 -11: 45

Discurso de abertura:

Omer Kiris: Plataforma das Associações da Bairro:

Discursos da Solidariedade:

Prof. Yves Cabannes-UCL

Cesare Ottolini-IAI

Os Palestrantes Representam:

- Áreas de Gecekondu

- Bairros históricos

- Plataforma contra a 3a. ponte

- Luta por Beyoglu

11:45 - 12: 30

- Uma performance do Laboratório Público de Arte. (um grupo dos artistas ativistas): O tema é a solidariedade,

- pequeno show de Bandista, Gunes e outras bandas

12:30 -14: 00

Palco Aberto:

Os bairros falam sobre o Direito à Cidade

Encerramento do evento em Inci Patisserie (que está sob a ameaça de demolição por causa de um projeto de renovação), mostrando o solidariedade.

Get direction

İSTANBUL ‘KENT HAKKI’ NA SAHİP ÇIKIYOR!
Farklı görüşlerden demokratik kitle örgütleri; mahalle dernekleri, kent hareketleri, platformlar, eylemciler, sanatçılar, akademisyenler, milletvekilleri ve çeşitli meslek gruplarından İstanbullular olarak ...

Lugar para o qual este artigo se aplica


O(A) seguinte Tradutor(a) Voluntário(a) pelo direito à moradia sem fronteiras da AIH colaborou com a tradução deste texto:

Aramires França

Comentários

Entre com seu usuário e senha ou registre-se no site para comentar.