Home » News » Inhabitants of Americas » 1300 pessoas ficam sem casa após incêndio em favela em São Paulo

Mostra/Nascondi il menu

1300 pessoas ficam sem casa após incêndio em favela em São Paulo

Cerca de 300 barracos foram destruídos pelo incêndio que atingiu na noite do domingo 11 de outubro a favela Diogo Pires, no bairro Jaguaré, na zona oeste de São Paulo.

Cerca de 300 barracos foram destruídos pelo incêndio que atingiu na noite do domingo 11 de outubro a favela Diogo Pires, no bairro Jaguaré, na zona oeste de São Paulo. A favela Diogo Pires é uma ocupação irregular formada a partir da década de 1960 possui aproximadamente 168 mil metros quadrados. Sendo que a mesma está passando por um projeto de urbanização da prefeitura municipal há três anos. Segundo a Subprefeitura da Lapa responsável pela área cerca de 1370 pessoas foram atingidas. Entretanto, a Secretária Municipal de Habitação afirma que o número pode ser maior, já que nem todas as famílias haviam sido cadastradas.
Moradores afirmam que o incêndio na favela começou por volta das 18h deste domingo (11/10/09) e que foram necessárias três horas para controlar as chamas sendo a origem do incêndio desconhecida. Pois, sabemos que em ocupações irregulares a forma como as extensões elétricas são instaladas também podem contribuir para um possível incêndio, mas não descartamos a probabilidade de um incêndio criminoso.
A prefeitura não tem um abrigo definido para receber aquelas pessoas que estão sem suas casas. Mas, a Defesa Civil providenciou água e alguns mantimentos para os moradores desabrigados e as pessoas que sofreram algum tipo de lesão foram encaminhadas para o pronto socorro da Lapa pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Não é primeira vez que a favela do Jaguaré foi incendiada. Ocorreram outros incêndios em 2000, 2003 e 2006. A mesma ainda sofre com deslizamento de terras em época de chuvas intensas.

Elaboração Angela Labandeira (voluntária SVE, INCO-AIH na CONAM)

Comments

Log in or create a user account to comment.