Home » Notizie » Abitanti delle Americhe » Brasil, CONAM e AIH se solidarizam com Comunidade em tragédia em Brumadinho

Mostra/Nascondi il menu

Brasil, CONAM e AIH se solidarizam com Comunidade em tragédia em Brumadinho

A CONAM - Confederação Nacional das Associações de Moradores e a Alianza Internacional dos Habitantes – AIH vêm a público se solidarizar com a comunidade de Brumadinho em função da tragédia que aconteceu na tarde de hoje. Isto acontece poucos mais de 3 anos depois de outro desastre em MG, naquele momento em Mariana/MG.

Também viemos a público exigir esclarecimentos e punições aos responsáveis por este grave crime ambiental, em especial aos Governos Federal e do Estado de Minas Gerais.

Com certeza é fundamental que os esclarecimentos venham à público, afinal são centenas de pessoas desaparecidas sob os dejetos das barragens que arrebentaram. Este rejeitos, que agora serão derramados sobre o Rio Paraopeba, deixando um rastro de destruição e morte e colocando em risco o abastecimento de milhares de famílias em mais de 48 municípios da Bacia do Paraopeba e do Vale do Rio São Francisco. Além da contaminação que deve impossibilitar a coleta de água em grande parte da bacia hidrográfica da região metropolitana de Belo Horizonte e em todo Vale do Rio São Francisco em diversos Estados! 

Sabemos que neste momento a solidariedade é fundamental, encontrar as pessoas, sejam eles trabalhadores ou da comunidade. Mas mais uma vez vivemos isto pela priorização da produção da Vale (antes San Marco que era parceira da Vale) em detrimento dos moradores e da preservação ambiental. Não podemos esquecer que a Vale era uma empresa pública, gigante, que foi privatizada, e desde então colocou o lucro à frente de sua função social. É isto que queremos para o Brasil com a promessa de mais privatizações de empresas estratégicas no próximo período?

*Precisamos parar de tratar a questão ambiental no papel e ter na prática cumprimento de sanções mais pesadas e mais rigor. Não podemos permitir que logo ali tenhamos um terceira tragédia em Minas Gerais ou em qualquer lugar do Brasil.

Em lugar nenhum do mundo desenvolvido a preservação ambiental impede o desenvolvimento. Aqui o desenvolvimento tem que parar se ser contraditório com a preservação de nossos rios. 

#TodoApoioABrumadinho

São Paulo, 25 de janeiro de 2019.

Direção Executiva da CONAM , Alianza Internacional dos Habitantes

Commenti

Log in o crea un account utente per inviare un commento.