Home » News » Newsletter » Habitantes que R-Existem no FSM 2018 » Em Salvador, no FSM pelas R-Existências, os Habitantes que Criam e Transformam o Mundo

Mostra/Nascondi il menu

News

Em Salvador, no FSM pelas R-Existências, os Habitantes que Criam e Transformam o Mundo

Os Habitantes do mundo inteiro se encontrarão nos dias 13 a 17 de março de 2018 em Salvador, Bahia, Brasil, no âmbito do Fórum Social Mundial, a maior mobilização de movimentos sociais, para resistir juntos e reivindicar suas existências, através de mais de mil atividades. O AIH apresentará as R-Existências Solidárias dos Habitantes na Sessão Brasil do Tribunal Internacional dos Despejos e no Primeiro Fórum de R-Existências Populares Territoriais. Imprescindível, o taller sobre treinamento em rede pelo direito ao território.

Desde 2001, os movimentos sociais que se encontram a cada edição do Fórum aumentaram e se diversificaram, assim como os desafios que eles enfrentam nos seus respectivos países.  Frente aos fundamentalismos, as guerras e a xenofobia, a dominação cada vez mais severa contra as liberdades, os direitos ao culto e ao ateísmo, contra o racismo e a homofobia, as resistências devem ser mais ativas e reativas, mais estratégicas e políticas. Ao ponto que os cidadãos comuns se encontram, pela força das circunstâncias, diante do exercício da política em todos os níveis.

Portanto, no âmbito do FSM 2018, a Aliança Internacional dos Habitantes apresenta as R-Existências Solidárias dos Habitantes para:

  • criar a Nova Agenda dos Habitantes, elaborada pelo Fórum Social Mundial da Resistência Popular contra o Habitat III, alternativa à Nova Agenda Urbana da ONU elaborada em 2016;
  • fortalecer e reforçar o processo de construção da Via Urbana e Comunitária, um espaço e caminho coletivo para compartilhar experiências, estratégias e gerenciamento de ferramentas comuns de solidariedade global com as lutas locais;
  • implementar as recomendações do Tribunal Internacional dos Despejos em Quito para defender os direitos humanos de mais de 60 milhões de pessoas despejadas ou ameaçadas globalmente.

O fato do FSM estar de volta ao Brasil, para se renovar em seu local de nascimento, é uma dádiva. A alterglobalização passou por muitas revoltas civis em todo o mundo e muitas guerras durante a chamada "Primavera Árabe", começando pela revolta popular tunisiana que gerou dois FSM (2013 e 2015); duas estações importantes no questionamento do próprio FSM e na busca de uma alterglobalização mais apta à atender as expectativas dos movimentos sociais nesse momento.

A seguir, o programa FSM para Habitantes, ao qual devemos acrescentar o interesse nas atividades das organizações de base e redes de habitantes amigas e aliadas, no âmbito do eixo temático "Direito à cidade". O Tema Água será o próximo passo, imediatamente após o FSM, no qual os movimentos populares estarão no Fórum Alternativo Mundial da Água (Brasília, 17 a 22 de março de 2018), para r-existir e resistir às políticas de privatização da água.

 

Programa dos habitantes no FSM 2018

7ª Sessão do Tribunal Internacional dos Despejos ITE #TIDBrasil (Salvador, Bahia, dias 12 a 14 de março de 2018)

Em parceria com o Comitê Nacional do TID local, constituído por as principais organizações populares do país (Confederação Nacional das Associações de Moradores, Movimento Nacional de Luta pela Moradia, Central Movimentos Populares, Movimento de Luta Nos Bairros, Vilas e Favelas, União Nacional de Luta por Moradia Popular, Fórum Nacional de Reforma Urbana, Brigadas Populares, Centro de Direitos Econômicos e Sociais, Terra de Direitos, Habitat para Humanidade Brasil).

Essa sessão, assim como as anteriores, apresentará casos de violação dos direitos à terra e moradia; não no nível global ou local, mas somente no nível nacional brasileiro.

Segunda-feira, 12 de março

14h00-18h00

Abertura da sessão do TID  com uma visita às comunidades ameaçadas de despejo em Salvador

Terça-feira, 13 de março

9h00-12h00

Sessão do TID  - Faculdade de Arquitetura - Campus Ondina (rua C. Moura) - Auditório 1

Quarta-feira, 14 de março

09h00-17h00

Sessão do TID  - Faculdade de Arquitetura - Campus Ondina (rua C. Moura) - Auditório 1

Quinta-feira, 15 de março

(tempo e sala a confirmar pelo comitê FSM)

Workshop: treinamento em rede pelo direito ao território, organizado pela Universidade Urbana Popular da AIH  para compartilhar informações coletadas durante diferentes atividades de treinamento (presenciais e online), uma coprodução de conhecimento para apoiar movimentos sociais nas formas de resistência e propostas.

10h-12h (sala para ser confirmada pelo comitê do FSM)

Emprego Digno – Por um NovoProjeto de Desenvolvimento para o Brasil

No momento que o Brasil viveprofunda crise econômica, política e social a CONAM busca debater a geração deempregos dignos, revogação da reforma trabalhista e a construção de um novomodelo de desenvolvimento que priorize as pessoas, a retomada de um projetonacional de desenvolvimento com soberania e mobilização das organizaçõescomunitárias em torno destas bandeiras.

13h-15h (sala para confirmada pelo comitê do FSM)

Em rol de los movimientossociales dentro de la estrategia de la lucha de las fuerzas progresistas,revolucionarias y democraticas de nuestra América

Um debate do FCOC, o movimentocomunitário nas Américas, buscando alternativas e encaminhamentos na busca deconsolidação de uma agenda unitárias, na busca de uma frente ampla edemocrática, entre os movimentos, partidos e organizações populares, de acordocom as diretrizes do Foro de São Paulo, debatidas em Managua na Nicaragua, comrecorte comunitário

Sexta-feira, 16 de março (das 13h00 às 15h00)

Assembleia de Convergências do FSM 2018: Primeiro Fórum das R-Existências Populares Territoriais

Cada organização terá cinco minutos para apresentar sua experiência coletiva de defesa do território em um espaço aberto de debates.

O Fórum encerrará com uma declaração e festa, com direito a caipirinha, tequila, vinho tinto e apresentação de percussão.

Promotores

Aliança Internacional dos Habitantes, Confederação Nacional das Associações de Moradores, Movimento Nacional de Luta pela Moradia, Central Movimentos Populares, Movimento de Luta Nos Bairros, Vilas e Favelas, União Nacional de Luta por Moradia Popular, Fórum Nacional de Reforma Urbana, Brigadas Populares , Centro de Direitos Econômicos e Sociais, Terra de Direitos, Habitat para Humanidade Brasil, Montfort Social Institute  (Índia), CENCA (Peru), Fundavivienda (Venezuela), Association Tunisienne des Habitants et du Logement Décent  (Tunísia), Coophabitat (República Dominicana ), FEDEVI (Argentina), MODEVIFA (Argentina), USACAI (EUA)

Keywords

FSM 2018 , WSF 2018


Os(As) seguintes Tradutores(as) Voluntários(as) pelo direito à moradia sem fronteiras da AIH colaboraram com a tradução deste texto:

Carolina G. Guimarães, Alice Mello

Comentários

Entre com seu usuário e senha ou registre-se no site para comentar.