Home » Espaço de moradores organizados » News » Encontro Fórum Nacional Reforma Urbana

Mostra/Nascondi il menu

Encontro Fórum Nacional Reforma Urbana

O Encontro Nacional do FNRU, foi realizado nos dias 15, 16, e 17 de Março de 2012 , na cidade de São Paulo. Esse encontro teve como proposta reunir movimentos sociais e segmentos diversos da sociedade civil em conferências, oficinas e mesas redondas para debater e articular formas de intervir na realidade.

Nos dias de hoje, com o aquecimento da economia, se verifica cada vez mais, o aumento dos conflitos fundiários urbanos deflagrados pela restrição do acesso à terra, violação do direito à cidade e pela especulação imobiliária. Nesse sentido, a luta pela cidade justa e a luta pelos direitos se torna imprescendível: a mobilização social na luta pela efetivação dos direitos e o fortalecimento dos espaços de participação são estratégias que se complementam e necessárias para reforçar a agenda da reforma urbana.

O Fórum Nacional de Reforma Urbana (FNRU) surgiu nos finais dos anos 80, com o intuito de congregar entidades e organizações não governamentais que lutam por cidades melhores para toda a sociedade brasileira. Vários movimentos populares, associações de classe, ONGs e instituições de pesquisa fazem parte dessa luta.

O último encontro FNRU, recorreu nos dias 15, 16 e 17 de Março, tendo sido organizado pela coordenação do Fórum . Este evento ocorre a cada dois anos, reunindo movimentos sociais e diferentes sujeitos políticos para debater sobre o direito à cidade. Nesses três dias de conferências, oficinas e painéis, o objetivo foi de subsidiar os diferentes sujeitos políticos participantes do encontro, nas estratégias a serem adotadas para o avanço da luta pela reforma urbana e pelo direito à cidade no Brasil.

Após os intensos debates, surgiram estratégias e moções, sob a premissa de monitoramento e avaliação da implementação e difusão dos instrumentos de exigibilidade do direito à moradia e à cidade, e a mobilização social na luta pela efetivação dos direitos humanos, económicos, sociais, culturais e ambientais. 

Lugar para o qual este artigo se aplica

Keywords

FNRU , Reforma Urbana