Home » A Via Urbana » ESF 2008 » Cabo do Norte em Malmö

Mostra/Nascondi il menu

A Via Urbana

Cabo do Norte do FSE em Malmö: O desafio solidário dos movimentos sociais urbanos

Cabo do Norte du FSE em Malmo (17-21 de Setembro de 2008): Eis uma iniciativa inédita para levar o debate altermundista na pátria histórica, hoje em crise, da social democracia e do estado de bem estar social, e estabelecer as relações diretas entre os movimentos sociais da União Européia e aqueles do antigo bloco do Leste, entre os quais a Rússia.

Evidenciamos o grande número de iniciativas sobre o alojamento e a cidade, os quais demonstram a consciência e a vontade das redes, das organizações dos habitantes e das ONG comprometidas nestas áreas , enfrentando com mais eficácia e solidariedade os efeitos negativos das políticas neoliberais sobre as cidades.

Assim, o número de mais de três milhões dos sem teto e, dos quase 70 milhões de habitantes que vivem na precariedade do alojamento, demonstram a necessidade de reagir por todos os meios à falta de rumo neoliberal da Europa, defendendo os direitos - devidos dos seus habitantes, pobres, nômades, migrantes incluídos , de serem considerados como " construtores de cidades" e não como clientes - usuários descartáveis.

Por um lado, a luta contra as expulsões forçadas, levadas a cabo sem tréguas pela Aliança Internacional dos Habitantes e pelos seus aliados com a Campanha Expulsões Zero, a qual se exprime pela resistência contra as demolições em Istambul, as expulsões de locatários na Itália e na França, a perda dos alojamentos, devido à crise imobiliária na Rússia e em todo o continente, as privatizações na Alemanha e no Reino Unido, as especulações na Espanha e em outros lugares, a perseguição contra os estabelecimentos dos nômades, em particular dos Romenos.

As atividades começam Quinta - Feira, dia 18 , pela manhã (9h30-12h30, Rosengård Värner Rydénskolan) com « Reivindicando a cidade: Resistindo aos despejos, demolição , gentrification, privatização, especulação. " organisado, entre outros, pelo Habitat Netz, a AIH, SKS, a União de Coordenação dos Soviéticos Regionais da Rússia e a INURA.

Sexta Feira , dia 19, é rica em iniciativas. Pela manhã (9h30-12h30, Café Möllan) l'IUT organiza. “Salvar o alojamento público na Suécia. Contra os aluguéis do mercado e das moradias públicas'' uma iniciativa verdadeiramente g-local se consideramos o ataque descontrolado levado pela Comissão européia contra os sistemas de alojamento sociais suecos.

À noite (18.00-21.00), é necessário dividir a nossa presença em dois grupos. De um lado (KUFK-KFUM), o seminário co-organizado, entre outros, pelo CIDEFE (Centro de Informação, de Documentação, de Estudo e de formação dos Eleitos) e a AIH “Alojamento : um direito para todos em toda a Europa “ (tornando o direito ao alojamento um direito para todos/as na Europa inteira)", continuação concreta dos primeiros Estados gerais do direito ao alojamento decretado no Parlamento europeu em 2007.

Por outro lado (Chokladfabriken, Ölhallen), « Que futuro nós escolheremos : uma metrópole neoliberal ou um lugar de vida comum onde reina a solidariedade? ", primeira parte do seminário de mudança transversal entre as autoridades locais (FALP), organizações sindicais (CGIL), ong (AITEC, Zone Onlus), redes de habitantes (AIH) profissionais (União das Câmaras dos Arquitetos e dos Engenheiros da Turquia), entre outros.

Sábado , dia 20, será necessário , ainda , redobrar os esforços para participar (9h30-12h30, a Hylie Park Folkhogskola da segunda parte do encontro " Que futuro..." então teremos ao mesmo tempo (Enskifteshagen, Talt 2) a Assembléia dos movimentos sociais urbanos proposto pela AIH Habitat Netz Alemanha -Reivindicando Espaços e No-Vox. A ordem do dia, entre outras coisas, estabelecer um calendário de mobilizações européias para sustentar a voz dos habitantes frente à União européia. Baseado nas trocas de experiências e no compartilhamento de princípios comuns, deverá ser consolidada a vontade de construir um espaço unitário, independente, sendo capaz de propor alianças ou parcerias com os outros membros da cidade.

Um espaço que deverá ser reforçado ao nível global no âmbito da dinâmica engendrada pela Declaração de Madrid, ou seja a preparação da Assembléia mundial dos habitantes prevista para 2011.

Finalmente, no Domingo dia 21 (9h30-12h30, Varner Rydénskolan), terá lugar a Assembléia de No-Vox, a última coisa a fazer antes da Assembléia Webmail da RJNET - A Internet do Rio (http://www.rjnet.com.br) dos movimentos sociais.