Home » A Via Urbana » European Social Forum 2010 » Habitantes em Istambul, direção Dakar

Mostra/Nascondi il menu

A Via Urbana

Habitantes em Istambul, direção Dakar

A preparação da Assembléia Mundial dos Habitantes fez escala em Istambul, justamente na ocasião do Fórum Social Europeu, para esta proposta criar raízes junto às organizações locais, dar uma dimensão regional, reforçar o diálogo com os setores sociais que reivindicam a saída da crise por ”um outro mundo possível”.

Depois do Fórum Social Urbano que lançou com sucesso a Chamada do Rio, diversos Comitês Promotores Unitários da AMH se formaram, as organizações de habitantes da Europa contribuem para este processo com suas idéias.

Ainda mais importante para Istambul, como uma cidade de fronteira entre a Europa e a Ásia, assim como teatro de resistências contra os despejos determinados pelas transformações urbanas conseqüências das especulações imobiliárias que afetam os bairros populares.

Por estas razões a AIH felicita o Apelo lançado pelas organizações e movimentos sociais urbanos de Istambul, advogando para formar um espaço unitário a fim de lidar com a crise global e de habitação com as lutas e alternativas ao modelo neoliberal.

Ao mesmo tempo em que destaca a importância da participação em todas as iniciativas organizadas no domínio da moradia e da cidade com seus parceiros locais e europeus ou por outras organizações, para oferecer assim um espaço de troca de experiências, partilha de estratégias, construção de solidariedade.

Por estas mesmas razões, um grupo da AIH continua a construção da ”memória dos habitantes”, iniciada no FUS do Rio, graças à realização dos arquivos multimídia que incluem entrevistas de vídeo com os líderes sociais urbanos de Istambul e de outros países.

 

PROGRAMA DOS HABITANTES:

Sexta 2 de Julho (14.00 – 17.00) - Management Faculty at Macka Campus of Istanbul Technical University - Sala 202 (intérpretes: FR, EM, TR)

Seminário: A Campanha Despejos Zero, principal indicador do direito à cidade

A iniciativa examina o laço entre as responsabilidades dos governos de respeitar o direito à habitação, os engajamentos do Ano europeu contra a pobreza, e a realidade das violações que percorrem o continente. Propôs também a comparação das diferentes campanhas internacionais para a segurança da moradia a fim de compreender suas fraquezas, forças e complementaridade como instrumentos pelo Direito à cidade. Finalmente, lança a proposta de uma Força-Tarefa Européia Antidespejos.

Speakers:
Koksal, Coordination for Housing Right, Turkey
Benoit Filippi, ACDL, RESEL, France
Clement Carine, IKD, Russian Fed.
Gabriele Zimmer, MPE GUE-NGL,Germany
Knut Unger, Reclaiming Spaces, Witten Tenants Association-Habitat Net, Germany
Annie Pourre, No-Vox
Christophe Driesbach, Jeudi Noir, France
Zsuzsi Pósfai, City is for All - Város Mindenkié, Hungary
Zodwa Nsibande, Abalhali, South Africa (pending)
Coordination: Cesare Ottolini, IAI

Sábado, 3 de Julho (14.00 – 17.00) - Mechanical Engineering Faculty at Gumussuyu Campus of the Istanbul Technical - Sala 7 (Intérpretes: FR, EM, TR)

Assembléia: Para a Assembléia Mundial de Habitantes 2011

O Fórum Social Urbano aprovou as etapas da Assembléia Mundial dos Habitantes (FSM Dakar, fevereiro 2011), com mais de 350 organizações e redes internacionais de 40 países. A etapa de Istambul é para reforçar a constituição dos Comitês Promotores Unitários Nacionais e Europeu, instituir uma plataforma internacional de luta e de alternativa, definir os mecanismos de coordenação para desenvolver este processo democrático.

A estas iniciativas é preciso acrescentar aquelas co-organizadas com o GUE-NGL:

Quinta, 1º. De julho (17.30- 20.30) - School of Foreign Languages at Macka Campus of Istanbul Technical University - Sala 14

Oficina: Ano Europeu para o combate à pobreza a exclusão social, da ONU no ano da biodiversidade

O ”Ano Europeu de Combate à Pobreza 2010” não deve apenas continuar a ser uma campanha para criar a aceitação da pobreza no seio da EU. O Ano das Nações Unidas sobre a biodiversidade nos avisa que só podemos ter o progresso social quando combiná-lo com objetivos ecológicos. O foco do debate na oficina situa-se na implementação do direito à moradia digna e acesso ao fornecimento de energia suficiente e verde. Em tempos de aumento da pobreza, diminuindo as fontes de energia, aumentando preços da energia e um imperativo para a eficiência energética. Quais são as propostas das iniciativas social e ecológica, das redes mundiais e européias?

Sexta, 2 de Julho (9.30- 12.30) - School of Foreign Languages at Macka Campus of Istanbul Technical University - Sala 11

Oficina: 2010 e mais além: Como chegamos à ação política a nível europeu e de solidariedade global?

Como chegamos à ação política a nível europeu e de solidariedade global da ONU em 2010 e mais além? O segundo seminário continua o debate que começou em uma oficina. Debatedores de diferentes iniciativas relatam sobre suas experiências em seu trabalho atual e de campanhas. MEPs do GUE/NGL e ativistas de iniciativas sociais fazem propostas como diferentes ações políticas podem contribuir para estabelecer estratégias e metas vinculativas na agenda da EU para a luta contra a pobreza e a proteção da biodiversidade.

Lugar para o qual este artigo se aplica


Os(As) seguintes Tradutores(as) Voluntários(as) pelo direito à moradia sem fronteiras da AIH colaboraram com a tradução deste texto:

Ana Mary da Costa Lino Carneiro, Gilca Seidinger

Comentários

Entre com seu usuário e senha ou registre-se no site para comentar.