Home » Campanha Despejo Zero » Ciao em Solidariedade! » Pádua, Itália - Coordenador da AIH é acusado por defender família despejada - apelo para mobilização internacional

Mostra/Nascondi il menu

Campanha Despejo Zero

Pádua, Itália - Coordenador da AIH é acusado por defender família despejada - apelo para mobilização internacional

O Tribunal de Pádua intimou Cesare Ottolini, coordenador global da AIH, acusado de “violência privada agravada” por ter defendido com sucesso contra o despejo uma família de migrantes. A família é uma das muitas defendidas por Cesare ao longo de 40 anos lutando pelo direito à moradia na sua cidade e em todos os continentes. Llamado a la movilización internacional.

Cesare poderá enfrentar quatro anos na prisão por ter feito o que nem o prefeito de Pádua nem o governo italiano até hoje fizeram. Nenhum dos dois cumpriu seus deveres jurídicos, nacionais e internacionais frente ao poder excessivo dos bancos.

As acusações, inconsistentes porque não houve violência alguma (exceto contra o casal e seus filhos, menores de idade, vítimas do despejo), são totalmente injustas e ressaltam a crescente criminalização das lutas pelo direito à moradia na Itália e no mundo.

A AIH e a Unione Inquilini, organizações de que Cesare é membro, logo se mobilizaram e já receberam muitas declarações de solidariedade.

Leia abaixo o apelo feito por Ottolini após ser indiciado.

Manteremos vocês informados e em breve falaremos como podem mostrar sua solidariedade. 

Contato: solidarieta.cesare@habitants.org

 

Uma queixa, mil queixas, nunca conseguirão me manter calado e nunca deixarei de ser solidário! Nenhum de nós vai parar!

Carxs camaradxs,

Informo que terei de comparecer perante o Tribunal de Pádua porque sou acusado de "violência privada agravada". Segundo o juiz eu teria violado o art. 610 do Código Penal (pena até 4 anos de prisão) com a circunstância agravante do art. 61, parágrafo 10 do Código Penal, porque eu teria cometido violência contra um funcionário público.

O que é isso?

Em 13/09/17 participei, com outros camaradas, a uma iniciativa de solidariedade organizada pela Unione Inquilini  em apoio a uma família de origem argelina com dois filhos menores, sob despejo porque não podiam pagar a hipoteca ao Banco.

A iniciativa de solidariedade foi, portanto, totalmente legítima e eficaz, porque impediu a violação dos direitos humanos desta família, ratificados pela Itália (Lei nº 881 de 1977), em particular do direito a saúde, que deve ser protegido pelo Prefeito, conforme exigido pela Lei n.° 833 de 1978.

Por outras palavras, sou acusado por ter efectuado uma função constitucional reconhecida a todos os níveis, inclusive pela Relatora Especial da ONU sobre Direitos à Moradia e pelo Relator Especial da ONU para os Defensores dos Direitos Humanos.

Mais de 40 anos de atividade em defesa do direito à moradia na minha cidade, em particular dos despejados, quase 30 internacionalmente, incluindo 15 anos da Campanha Despejo Zero com a Aliança Internacional dos Habitantes, 7 anos no Grupo Consultivo sobre Despejos Forçados da ONU Habitat e 7 anos no Tribunal Internacional de Despejos: foram anos de batalhas, que viram fortes contradiçõesm com as contrapartes e a polícia, desde Pádua até Roma, São Petersburgo até Moscou, Porto Alegre até Nairóbi, de Madrid até Barcelona, de Hong Kong até Taiwan e Guayaquil, só para citar algumas.

Eu não sou o primeiro nem, infelizmente, serei o último. Mas é a primeira vez que sou acusado desse "crime".

O que dizer?

É um fato muito sério que deve alertar-nos, não só por ser um ataque pessoal, mas em particular porque é um ataque que quer criminalizar a solidariedade com os despejados, a todos os níveis.

Por isso mando um grito de chamada de atenção para todos vocês, camaradas e amigos. Vocês que são a minha grande família, para relançar a luta pelos Despejos Zero e contra a criminalização das lutas.

Essa queixa, mil queixas, nunca conseguirão me manter calado e nunca deixarei de ser solidário! Nenhum de nós vai parar!

À espera que cheguem os seus comentários e propostas, ciao em solidariedade e, como sempre sem violência, Despejos Zero!

Cesare


Os(As) seguintes Tradutores(as) Voluntários(as) pelo direito à moradia sem fronteiras da AIH colaboraram com a tradução deste texto:

Renata Fernandes, Anapaula Maia

Comentários

Entre com seu usuário e senha ou registre-se no site para comentar.