Home » Campanha Despejo Zero » Observatório Belém » Background & News, sobre o Observatório de Belém » Reunião lança o Observatório de Belém

Mostra/Nascondi il menu

Campanha Despejo Zero

Reunião lança o Observatório de Belém

Por iniciativa da AIH – Aliança Internacional dos Habitantes – realizou-se em Belém no dia 25 de janeiro de 2008, uma reunião com a presença de mais de 30 lideranças de movimentos populares que atuam na luta pela reforma urbana, de ONG’s e de Instituições que atuam na cidade de Belém, capital do Pará.

A reunião foi coordenada pelos companheiros Miguel Lobato do Movimento Nacional de Luta pela Moradia – MNLM; pelo companheiro Wander Geraldo da Confederação Nacional das Associações de Moradores – CONAM nessa atividade representando a AIH; Paulo Cohen da Central de Movimentos Populares – CMP; pelo companheiro Matos da União Nacional por Moradia Popular – UNMP e pelo companheiro Jorge Leal membro da executiva da CONAM.

Na reunião foi apresentada a proposta da criação do Observatório de Belém, quais os seus propósitos e qual a agenda que poderia ser construída especialmente até janeiro de 2009, data da realização do Fórum Social Mundial em Belém e que completaria um ano de trabalho do Observatório.

Após um rico debate protagonizado por todas as lideranças presentes aprovou-se a criação do Observatório que teria em sua composição todas as entidades ali presentes e demais entidades da cidade de Belém. Foi aprovado que a coordenação do Observatório seria composta por representantes da CONAM, CMP, UNMP, MNLM mais um (a) representante das ONG’s com atuação em Belém e um (a) representação da academia, mais especificamente da Universidade Federal do Pará.

Também foi aprovado que o Observatório terá como alvo de acompanhamento quais os impactos em Moradia, saneamento, saúde, educação, geração de trabalho e renda, meio-ambiente, transporte e mobilidade urbana e segurança pública.

Ao final foi aprovado o seguinte calendário de reuniões do Observatório:

  • Lançamento público do Observatório de Belém – dia 05 de Março às 14 horas em local a ser definido.
  • Reunião publica de trabalho – Maio de 2008.
  • Reunião publica de trabalho – Novembro de 2008.
  • Oficina em Janeiro de 2009 – nos marcos do FSM.

No dia 05 de Março no lançamento público será distribuída uma carta pública apresentando os objetivos do Observatório. Também no dia 05 de março está sendo estudada a possibilidade de o ato de lançamento do observatório ser transmitido por um canal de TV e pela internet.

Saudações Comunitárias.