Home » Campanha Despejo Zero » Jornadas Mundiais Despejos Zero 2009 » Notícias » Nos Estados Unidos, milhares se mobilizam pelas Jornadas Mundiais Despejo Zero

Mostra/Nascondi il menu

Campanha Despejo Zero

Nos Estados Unidos, milhares se mobilizam pelas Jornadas Mundiais Despejo Zero

Poor People’s Economic Human Rights Campaign, USA,  02-10-2009

Campanha dos Direitos Humanos e Econômicos das Pessoas Pobres

Iniciativas da Campanha dos Pobres pelos Direitos Humanos Econômicos (PPEHRC)
Neste mês de outubro, nos Estados Unidos, milhares de pessoas irão a público exigir o fim dos despejos, reivindicando o direito à moradia. Membros do grupo Campanha dos Pobres pelos Direitos Humanos Econômicos (PPEHRC) estão organizando passeatas, manifestações, campanhas na mídia, acampamentos nas cidades, “ocupação” e “retomada” de imóveis. E, na iminência de despejos, muitas famílias, amparadas por seus vizinhos, estão se recusando a deixar suas casas.

Nos Estados Unidos, durante muitas décadas, possuir um imóvel, simbolizava “o sonho Americano”. Mas, a imagem de felizes proprietários retratada nos filmes e na mídia, na verdade, inaplicável a milhões de cidadãos, acabou se transformando num cruel pesadelo para outros milhões de pessoas. Por todo o país hoje, sem-tetos sem abrigam embaixo de pontes e nos bosques por vergonha e medo de serem presos ou perderem a guarda de seus filhos para o estado. Outros milhares, mais corajosos, se organizam em acampamentos nas cidades desafiando a lei.

A falta de moradia não é um problema novo nos Estados Unidos, mas o número de desabrigados e sem-teto aumentou exponencialmente desde o desencadeamento da crise econômica global. Milhões de famílias enfrentam a execução de hipoteca bancária de suas casas, o que pode transformá-los em sem-teto. Os muitos bancos que foram socorridos pelo governo Americano estão despejando as famílias que não conseguem mais pagar seus financiamentos habitacionais, deixando-os ao relento ou, se eles tiverem um pouco de sorte, amontoados nas casas de familiares e amigos.

Estas famílias se juntam aos milhões que ficaram desalojados em consequência do furacão Katrina, entre outros, e que foram abandonados pelas autoridades do governo - muitas dessas autoridades apóiam de forma entusiástica projetos de reurbanização focados no turismo e no jogo. Tais famílias se juntam aos milhões de trabalhadores de baixa renda desempregados que nunca conseguiram adquirir um imóvel, trabalhadores que pagam um aluguel escandaloso por moradias medíocres. E eles se juntam às centenas de milhares de ex-moradores de conjuntos habitacionais populares que foram demolidos para dar lugar a condomínios, centros comerciais ou residências “de baixo custo” que poucas famílias de baixa renda podem adquirir.

Estão listadas nas páginas seguintes algumas das iniciativas dos grupos Jornadas Despejo Zero da Campanha dos Pobres pelos Direitos Humanos Econômicos (PPEHRC) que acontecerão nos Estados Unidos. Outras iniciativas serão adicionadas quando sua organização estiver finalizada.

Para mais informações sobre estas iniciativas, contatar Cheri Honkala, Organizadora Nacional da Campanha dos Pobres pelos Direitos Humanos Econômicos (PPEHRC) pelo e-mail cherippehrc@hotmail.com ou 1-267-439-8419 (USA).

Minneapolis, Minnesota: “The Minnesota Five” viajará para Washington, DC para o Dia do Despejo Zero para se reunir com representantes do congresso e exigir moratória dos despejos.

A luta do “The Minnesota Five” atraiu atenção nacional e internacional desde que as cinco moradoras que enfrentam execução de hipoteca e despejo, irredutivelmente, permaneceram em suas casas com a ajuda de seus vizinhos e o apoio de membros do PPEHRC de Minnesota e outros aliados. Como exemplo da determinação coletiva de preservar suas moradias está a resistência de Rosemary Williams: Momentos após ser despejada Mrs. Williams, com a ajuda dos vizinhos, organizou a retomada de seu imóvel pelos fundos da casa.

O sofrimento e a luta do “The Minnesota Five” estão documentados em um breve vídeo disponível aqui: www.Youtube.com/watch?v=zQeNyVjHuvQ O vídeo começa mostrando um mapa das centenas de moradias que sofreram execução de hipoteca por “bancos socorridos pelo governo” em uma parte da cidade e apresenta entrevistas com o The Minnesota Five, a maioria trabalhadores e todos enfrentando ordem judicial de despejo.

No Dia do Despejo Zero, “The Minnesota Five” irá liderar as iniciativas do PPEHRC viajando a Washington, DC para exigir a moratória dos despejos e ações do congresso que socorram as pessoas e não os bancos. Será realizada uma coletiva de imprensa no Clube Nacional de Imprensa seguida de reuniões com membros do congresso além de ações diretas em nome de milhões de pessoas em todo os Estados Unidos que foram ou que estejam na iminência de serem despejadas.

Rosemary Williams do PPEHRC de Minnesota com defensores do Critical Mass Action em frente a sua casa, à qual se recusou a deixar após o juiz tê-la despejado.

Philadelphia e York, Pennsylvania: Na cidade batizada de “berço da nação” milhares são sem-teto ou vivem em moradias precárias e caras. Cento e sessenta quilômetros a oeste, residentes idosos de um parque de trailers enfrentam o despejo. A União dos Direitos à Previdência Social de Kensington iniciou ações para salvar essas residências.

A desindustrialização nos anos 1970 e 1980, da antes próspera comunidade de Kensington transformou-a na área mais pobre da Philadelphia e colocou-a entre as mais pobres da nação. A população vive em casas deterioradas – tudo o que puderam adquirir nesta cidade histórica rodeados por fábricas e negócios abandonados. A União dos Direitos à Previdência Social de Kensington (KWRU) foi organizada pelas “mães da previdência” na Philadelphia no início dos anos 1990 e, em 1998 formou o PPEHRC nacional e a organização estadual Pensylvania PPEHRC. Internacionalmente conhecida por suas marchas e tomada de posse em nome do direito à moradia, a KWRU marchará novamente em Outubro para exigir esse direito.

O centro da gravidade para esta luta, desta vez, é um parque de trailers em York, Pennsylvania, 160 km a oeste da Philadelphia, onde 100 moradores estão sendo despejados para dar lugar a um centro comercial que contará com recursos da prefeitura. Os trailers, em sua maioria ocupados há anos por idosos, foram construídos nos anos 1960 e estão muito frágeis para serem removidos. Sem ter para onde ir os moradores enfrentam o despejo e a falta de opções. A luta para salvar estas casas será o foco das ações manifestadas no mês de outubro na campanha Despejo Zero.

Chattanooga, Tennessee: A segunda Marcha Anual de Chattanoogga pelas Nossas Vidas, promovida pela CHANGER-PPEHRC em dois de outubro terá como alvo os bancos e a prefeitura que está destruindo as barracas dos sem-teto da cidade.

Em dois de outubro estudantes universitários, líderes religiosos, assistentes sociais e outros se juntarão a centenas de sem-teto em uma marcha pela cidade. Os participantes farão manifestações em frente de bancos e repartições públicas para exigir a moratória dos despejos. Eles também exigirão o fim da destruição dos acampamentos da cidade, nesta comunidade que não dispõe de abrigos públicos para os centenas de sem-teto, em sua maioria crianças. A passeata é organizada pelo grupo PPEHRC, CHANGER (Chattanoogans e North Georgians para os Direitos Econômicos); é a manifestação formal da CHANGER na Campanha Despejo Zero.

Próximo à Geórgia do Norte encontra-se a indústria de tapetes e pisos. Com escritórios em Dalton, GA, dezenas de fábricas, até recentemente, pagavam bônus para Mexicanos recrutarem seus parentes para trabalhar nas tecelagens. A maioria deles ilegal, mas contratados pelos donos das tecelagens sedentos pela sua disciplina e incansável trabalho. Com o colapso da economia americana, a ira contra os imigrantes vem sendo alimentada por aqueles donos de tecelagem e seus amigos políticos. Centenas, talvez milhares de trabalhadores imigrantes demitidos vivem agora nos bosques ao redor de Dalton. Sem acesso à assistência médica, trabalho, programas de habitação e mesmo programas de alimentação estes, assim chamados, imigrantes “ilegais” não podem participar de passeatas para exigir seus direitos universais, mas seus aliados do CHANGER o farão para exigir direitos humanos econômicos para todos.

Louisville, Kentucky: O grupo Mulheres em Transição (WIT) é um grupo que vem se dedicando há anos ao tema da perda da guarda de crianças por seus pais, quando o motivo da perda da guarda – ou o impedimento para o retorno das crianças – está relacionado à violação dos direitos humanos econômicos. Em todo o país, estima-se que de 1/3 à metade das crianças sob cuidados de pais adotivos poderiam retornar as suas casas imediatamente se seus pais tivessem acesso a uma moradia segura. Por isso, o direito à moradia se tornou uma questão urgente para os membros do WIT. Recentemente o WIT teve uma vitória: como parte de uma coalizão de grupos, membros do WIT pressionaram e conseguiram uma legislação que concedeu um milhão de dólares para o Fundo de Crédito para Concessão de Moradia. No mês do Despejo Zero o WIT irá organizar os moradores dos Projetos de Moradia do Louisville’s Sheppard's Square a fim de proteger os direitos dos moradores já que a cidade de Louisville avança com seu plano de moradia.

St. Petersburg, Florida: Após a destruição de barracas, o fechamento de abrigos e o assassinato de vários sem-teto grupos do PPEHRC organizaram caravanas para viajar em Setembro ao G-20 em Pittsburg onde eles se encontraram com outros grupos dos Estados Unidos e se comprometeram a continuar seu movimento de resistência como parte da Campanha Despejo Zero, quando retornarem as suas casas.

Waveland, Mississippi: Alguns membros do grupo WaveWatchers do PPEHRC ganharam, recentemente, o direito de permanecer nos chalés que lhes foram concedidos depois do Furacão Katrina, mas eles devem continuar a luta para salvar outros que estão sendo forçados a sair da cidade a fim de liberar a área para a construção de centros comerciais ao longo da costa. Eles estão se organizando para que haja uma política de Despejo Zero que substitua concessões seletivas.

The Mississippi Delta: A população desta região extremamente pobre vem sendo negligenciada pelos governos federais e estaduais há muitas décadas enquanto suas terras, casas e poços sofrem degradação ambiental e as pessoas são forçadas a deixar suas casas. Martin Luther King escolheu a região como o ponto de partida para a sua Marcha dos Povos Pobres a Washington, DC planejada em 1968 – marcha essa, que ele não viveu para ver, mas que a PPEHRC prometeu realizar. Durante o mês de outubro, moradores dessa área estarão se preparando para sediar as Reuniões de Planejamento Nacional do PPEHRC para suas marchas de 2010 do Delta ao Fórum Social dos Estados Unidos. O direito humano à moradia será o foco principal dessa marcha.

Detroit, Michigan: Em meio à crise global, Detroit é o “olho do furacão.” Com a mais alta taxa de desemprego da nação e entre as mais altas taxas de execução de hipoteca e despejo, comunidades inteiras estão abandonadas. Com a privatização de serviços públicos, milhares mais de pessoas estão sendo obrigadas a deixar suas casas, por não poderem pagar suas contas de água. Durante o mês de outubro, a União dos Direitos à Previdência Social de Michigan realizará uma série de protestos simultaneamente às suas reuniões preparando-se para receber o Fórum Social dos Estados Unidos em Junho de 2010.

San Jose, California: CHAM Deliverance Ministry – O Ministro da Aliança da Comunidade dos Sem-Teto – vem organizando os sem-teto e seus aliados para lutar pela moradia no Vale do Silicone desde 1990. Seus membros participaram de marchas, manifestações, estudaram e conduziram aulas e oficinas, realizaram treinamentos em direitos humanos, organizaram depoimentos de sem-teto, tomaram posse de moradias, lideraram manifestações de oposição e resistência pacífica, participaram de coalizões, construíram alianças com grupos e defensores do direito à assistência médica além de realizar celebrações religiosas.

 

Campanha dos Pobres pelos Direitos Humanos Econômicos

A Campanha dos Pobres pelos Direitos Humanos Econômicos (PPEHRC) é uma rede nacional Americana com uma base de mais de 100 grupos, a maioria deles liderada por pobres, organizados a fim de erradicar a pobreza e que reivindica os direitos humanos econômicos definidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pelas Nações Unidas em 1948. Em sua conferência nacional em Julho, os membros dos grupos Campanha dos Pobres pelos Direitos Humanos Econômicos (PPEHRC) endossaram de forma unânime as Jornadas Mundiais Despejo Zero e se comprometeram em participar da Assembléia Mundial de Habitantes. Adicionalmente, os representantes da Campanha dos Pobres pelos Direitos Humanos Econômicos (PPEHRC) irão testemunhar junto ao Relator Especial das Nações Unidas para o Direito à Moradia em audiência a ser realizada em Novembro.

old.economichumanrights.org

"

Informações relacionadas

old.economichumanrights.org

"

O(A) seguinte Tradutor(a) Voluntário(a) pelo direito à moradia sem fronteiras da AIH colaborou com a tradução deste texto:

Janaina Medeiros