Home » News » info local » En Londres, a crise imobiliaria provoca uma baixa nos preços de alugueis

Mostra/Nascondi il menu

En Londres, a crise imobiliaria provoca uma baixa nos preços de alugueis

Le Monde, 06.01.09

En Janeiro de 2008, Sheila, diretora de marketing, anunciou a venda de sua casa em Chsitester, no sul da Inglaterrra, por 425000 libras esterlinas (464000 euros). Após a crise imobiliária do “setembro negro”, essa especialista em marketing foi obrigada à reduir o preço para 395.000 libras _ sem sucesso. Finalmente, a jovem inglesa encontrou um locatário disposto a pagar um aluguel mensual de 900 libras, valor que corresponde à prestação de seu emprestimo hipotecário. Et Sheila alugou uma casa num bairro menos valorisado da cidade medieval de Hampshire.

Sheila faz parte crescente grupo dos chamados “locadores reticentes” (reluctants landlords ), que são obrigados a alugar um imòvel que nao pôde ser vendido em razão da queda dos preços no setor imobiliário. Ao contrário dos locadores habituais, ela aceita dificilmente essa situaçao e teme os problemas que podem surgir: uma eventual degradação do imóvel; interpelações frequentes do locatário em razão de problemas de água, luz, etc. No Reino Unido a grande maioria dos imóveis são alugados mobiliados, o que aumenta os custos sob responsabilidade do locador.

Segundo o sítio Internet Rightmove.co.uk
, especialisado nessa área, o aluguel de bens imóveis em principio destinados à venda veio inflacionar o mercado de locaçes, ode a oferta aumentou de 171.000 à 284.000 ( 60%) em 2008.

AFLUXO DE BENS

Como resultado deste afluxo de imóveis no mercado de locaçao, no curso do último ano os alugueis cairam de 8,1% no centro de Londres, setor bastante apreciado pelos expatriados da City, enquanto que no restante do reino Unido, a baixa foi de 2,1%. O fenômeno atinge igualmente as zonas rurais, onde os propritários, de residências secundárias, principalmente banqueiros atingidos pela baixa de seus salarios e a perad de benefícios, particularmente os prêmios de fim de ano, são obrigados à alugar seus imóveis.

Na maioria das vêzes, são propriedades que foram renovadas para a venda que acabam fazendo concorrência aos aluguéis menos caros ” reconhece David Adams , da agência imobiliária Humbers. Segundo Adams, 40% dos bens destinados à venda acabam hoje no mercado locativo porque no existem candidatos à compra.

Essa nova vaga de “locadores reticentes” contradiz o slogan “buy to let ” (comprar para alugar), afirmado com frequência e ostentação nos últimos anos. Quem comprou apartamentos para locação nos centros urbanos se encontra agora num impasse: atualmente, mesmo com a queda dos juros os aluguéis não cobrem facilmente as prestações dum emprestimo hypotecárioa à taxa variable.

Marc Roche, Londres correspondente.