Home » News » info local » Milão acolhe Mundial dos Sem-Abrigo

Mostra/Nascondi il menu

Milão acolhe Mundial dos Sem-Abrigo

UEFA 2009

A última edição do Mundial dos Sem-Abrigo decorreu em Melbourne(©UEFA)

29 de julho de 2009 - UEFA

O município de Milão e os parceiros italianos deram as boas-vindas ao Mundial dos Sem-Abrigo, iniciativa que conta com o apoio da UEFA, fazendo votos que a sétima edição do evento constitua um "enorme sucesso".

Conferência de imprensa
A contagem decrescente para o sétimo Mundial dos Sem-Abrigo, que decorrerá em Milão, entre 6 e 13 de Setembro, iniciou-se com uma conferência de imprensa que decorreu na Sala dell’ orologio di Palazzo Marino, na cidade italiana. O presidente do Mundial dos Sem-Abrigo, Mel Young, disse: "É maravilhoso estar nesta bela cidade. Obrigado Milão pela sua candidatura para acolher e tornar a sétima edição do Mundial dos Sem-Abrigo num sucesso fenomenal". O evento conta com o apoio da UEFA porque tem uma forte ligação com o futebol, tendo estabelecido um conjunto de metas bem definidas e utilizando o futebol como factor de inclusão social.

"Jornada de integração social"
O município de Milão, o Ministério da Defesa italiano e a Cruz Vermelha Italiana também anunciaram o respectivo apoio ao evento, que decorrerá na Arena Civica, no parque Sempione. "Estamos entusiasmados por Milão poder acolher o Mundial dos Sem-Abrigo, no qual participarão 480 sem-abrigo de 48 países diferentes. Trata-se de um acontecimento que é, não apenas um evento desportivo, mas também representa mais um estágio numa jornada de reinserção social que, até ao momento, tem apresentado resultados extraordinários", indicou a presidente da edilidade de Milão, Letizia Moratti. A UEFA, através da sua política de responsabilidade social, acredita que o futebol pode ser usado como ferramenta para um benefício mais abrangente da sociedade, empregando o seu potencial para influenciar atitudes e comportamentos para além dos limites dos estádios.

"Venham assistir"
Mel Young acrescentou: "Há mil milhões de pessoas sem abrigo na actualidade. Trata-se de algo que não é sustentável e cabe-nos a todos fazer alguma coisa. Adoraríamos convidar Milão a apoiar massivamente este torneio de futebol à escala global. Assim, dirijo-me aos milaneses: venham assistir e tornem-se voluntários. Gostaríamos de convidar parceiros e patrocinadores, clubes de futebol, jogadores e jornalistas a apoiarem o Mundial dos Sem-Abrigo de 2009 e mostrarem ao Mundo a contribuição de Milão e o poder do futebol para mudar as vidas das pessoas".

Apelo global
Os 48 países participantes representarão os cinco continentes do globo - da Argentina ao Brasil, da Inglaterra à Alemanha, da Austrália ao Cambodja, de Hong Kong à Índia e do Gana ao Malawi. A Itália, duas vezes vencedora do Mundial dos Sem-Abrigo, tentará revalidar o título, actualmente na posse do Afeganistão, que triunfou, em Dezembro de 2008, na edição que se realizou em Melbourne, na Austrália. Mais de 70 por cento dos jogadores que participam têm experimentado significativas alterações nas respectivas vidas: deixaram as drogas ou o álcool; mudaram-se para casas, conseguiram encontrar trabalho, instrução escolar ou formação; reataram relações; tornaram-se treinadores ou jogadores em equipas semi-profissionais ou, mesmo, agentes sociais.

Sétima edição
O Mundial dos Sem-Abrigo já envolveu mais de 100 mil futebolistas e levou à abertura de programas de futebol em mais de 70 países. Desde 1999, a UEFA reinvestiu as verbas resultantes das multas aplicadas nas competições de clubes neste e em vários outros projectos, ajudando a causas sociais, educacionais e humanitárias. As anteriores edições do Mundial dos Sem-Abrigo decorreram em Graz, Áustria (2003); Gotemburgo, Suécia (2004); Edimburgo, Escócia (2005); Cidade do Cabo, África do Sul (2006); Copenhaga, Dinamarca (2007); e Melbourne, Austrália (2008).

Visite o "site" homelessworldcup.org (em inglês) para mais informações .

©uefa.com 1998-2009.