Home » News » info local » EUA, Proprietários com hipotecas executadas deveriam ocupar suas próprias casas

Mostra/Nascondi il menu

EUA, Proprietários com hipotecas executadas deveriam ocupar suas próprias casas

CNN American Morning, Jan. 30, 2009

Se você é pobre e o banco vem tomar a sua casa, a Congressista Marcy Kaptur tem um plano para você.

Simplesmente ocupe, ela diz.

Sim, esta Democrata de Ohio está de fato encorajando seus eleitores em situação financeira ruim, os quais tiveram suas casas retomadas, para simplesmente ocupá-las.

No relatório de sexta-feira, Drew Griffin, da CNN, examinou o caso de Andrea Geiss, de Ohio, cuja hipoteca foi executada em Abril.

“Com os pagamentos atrasados, sem trabalho, com o marido doente, ela não tinha para onde ir”, disse Griffin. “Então, ela decidiu seguir o conselho de sua Congressista e não sair.”

Em Lucas County, Ohio, mais de 4.000 propriedades foram executadas em 2008, reporta a CNN.

“Então eu digo para as pessoas da América, façam a ocupação de suas próprias casas,” disse a Congressista Kaptur diante da Câmara dos Representantes. “Não saiam.”

Ela apelou a todos os seus eleitores com hipotecas executadas para que permaneçam em suas casas e recusem-se a sair sem “um advogado e uma briga,” disse a CNN.

“Se eles não tiveram representação legal de qualidade, eu digo a eles para ficarem em suas casas,” Kaptur disse a Griffin.

Kaptur é uma ativa advogada de um modo cada vez mais popular de lutar contra as execuções, mais conhecido por sua expressão-chave: “Mostre a nota.”

Ao dizer a um banco para “mostrar a nota,” um proprietário pode postergar a execução, forçando o credor a provar que a instituição que move a ação é de fato a mesma que detém o débito.

“Durante o boom do empréstimo imobiliário, a maioria das hipotecas foi passada ou vendida para outros credores ou serviços ou dividida e vendida a investidores como pacotes avalizados em Wall Street,” explica o Consumer Warning Network1 . ”Na pressa de converter estes papéis o mais rápido possível para fazer mais dinheiro, muitos dos credores não se preocupou em regularizar os documentos para mostrar que eles tem o débito e são credores das hipotecas. Esta é a chave para a estratégia do mostre a nota.”

E o evento de sexta-feira neste “movimento” crescente de luta contra as execuções não foi o primeiro da associação Consumer Warning Network. Em janeiro, a CNN examinou a estratégia de uma pessoa ao exigir que seu banco “produzisse a nota”, somente para descobrir que o credor havia “perdido ou destruído” a prova de que tem o direito à cobrança. Tal revelação pode reforçar de maneira significativa a posição de um proprietário ao solicitar a renegociação da hipoteca.

O fato de que estes bancos, muitos dos quais receberam bilhões de dólares em fundos de socorro financeiro do governo, continuam a expulsar proprietários inadimplentes de suas casas faz deles “urubus”, diz Kaptur.

“Eles fazem rapina com nossos bens imobiliários,” ela disse. “Acho que a razão pela qual eu sou tão inflexível com isso é porque eu conheço a lei da propriedade e seu poder de defesa do proprietário individual de imóveis. E eu acredito que 99.9 por cento de nossas pessoas não tiveram uma boa representação legal para estes casos.”

1 NT: A Consumer Warning Network é uma organização de defesa dos direitos dos consumidores nos EUA http://www.consumerwarningnetwork.com/

Video: