Home » Zero Evictions Campaign » World Zero Evictions Days 2009 » News » Concurso internacional de idéias: Repensar Bon Pastor

Mostra/Nascondi il menu

Concurso internacional de idéias: Repensar Bon Pastor

TIP

Remodelação participativa e com zero despejos de uma área popular de Barcelona

Baseado nas Jornadas Mundiais Zero Despejos de 2009, a Aliança Internacional dos Habitantes, convoca um concurso de idéias para a remodelação participativa e com zero despejos do bairro popular de Bon Pastor em Barcelona.

Prazo para a inscrição ao concurso: do dia 3 de novembro, 2009 aos 23 de fevereiro, 2010

O bairro de Bon Pastor fica situado no Distrito de Sant Andreu, no limite norte de Barcelona, precisamente à margem do Rio Besòs. O conjunto das “casas baratas”, composto de 784 apartamentos de proteção oficial, edificados em 1929 e destinados aos trabalhadores imigrantes da época, encontram-se amenaçadas após a execução do “Plano de Remodelação”, que quer fazer demolir todas estas edificaçãoes, sem planear a posibilidade de conservação ou a reabilitação deste patrimônio histórico.

Em outubro 2007 4(quatro) famílias de moradores que restaram do bairro “Bom Pastor” foram obrigadas a abandonar as suas casas diante de um violento ataque da policia que, por meio da tropa de choque, realizou o despejo. Os moradores foram mandados embora antes da decisão do juiz e sem receber algum tipo de indenização. Este evento criou grande indignação nos moradores, em particular naqueles mais velhos das outras 600 casas. Eles ficaram tão insatisfeitos com as condições das novas moradias que foi necessário uma ação solidária internacional.

O concurso “Repensar Bon Pastor” está voltado aos estudantes e profissionais da arquitetura e das ciências sociais de todo o mundo com a intenção de procurar novas soluções para as transformações do bairro “Bon Pastor” e novas idéias para a abertura de um debate sobre o conceito de urbanismo que domina a construção das cidades.

Os participantes deverão desenvolver uma proposta de transformação das casas que garante “zero despejos” e o respeito do patrimônio histórico das “casas baratas”, utilizando uma metodologia participativa e um ponto de vista interdisciplinar que respeite o médio ambiente das áreas ao redor da cidade.

Documento sobre as “casas baratas do Bairro Bon Pastor” em Housingtube

Ver a apresentação do concurso clicando aqui

Prazo para a inscrição ao concurso: do dia 3 de novembro, 2009 aos 23 de fevereiro, 2010

Mais informações em: http://repensarbonpastor.wordpress.com

Pra divulgar a apresentação do concurso na sua região escreve a:repensarbonpastor@gmail.com