Home » Urban Popular University » Coproduction of inhabitants » Inhabitants’ Memory » A luta de Maria José pelo direito à moradia

Mostra/Nascondi il menu

A luta de Maria José pelo direito à moradia

Maria José @ -

A infância de Maria José foi marcada pelas brincadeiras com os irmãos na chácara onde moravam em Araçatuba/SP. As grandes transformações começaram quando a família mudou-se para São Paulo e estabeleceu-se no bairro de São Miguel Paulista. Nessa época, seu maior sonho era ter uma cama e um quarto para si, já que dividia com os irmãos o espaço para dormir. A região da Vila Mara, dentro de São Miguel Paulista, começava a ter as primeiras casas construídas e as ruas não eram asfaltadas. Seu envolvimento com o movimento de luta por moradia começou ainda jovem, a partir de sua participação na igreja do bairro. A partir daí, participou de diversas ocupações na cidade, com destaque para a ocupação de terrenos vazios no próprio bairro da Vila Mara. Depois de anos de luta, resistência e processos de negociação, a ocupação resultou na construção de um conjunto de apartamentos, no mesmo terreno anteriormente ocupado. Em sua entrevista, Maria José descreve todo o processo de organização de ocupações e as idas e vindas das negociações do movimento. Em suas próprias palavras: “Não há cidadania sem luta”.
Social action methodology used by the protagonists:
Mobilização Social, sistema de construção por multirão, constituição legal da Associação de Moradores da Vila Mara, Articulação com outros movimentos de moradia.
Principal themes:
Citizenship , Managing conflict , Right to housing , Self-build  , Social inclusion
Key words, tags:
Moradia, Auto-construção, ocupação
Brazil