Home » News » Inhabitants of Americas » Iztapalapa, México, Participação da AIH na 19ª Conferência do Observatório Internacional da Democracia Participativa

Mostra/Nascondi il menu

Iztapalapa, México, Participação da AIH na 19ª Conferência do Observatório Internacional da Democracia Participativa

A Aliança Internacional dos Habitantes AIH esteve presente na 19ª Conferência do Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP), realizada em Iztapalapa (México) nos dias 7, 8, 9 e 10 de dezembro de 2019.

Esta edição da Conferência foi realizada sob o lema "Cidades participativas com plenos direitos": Democracia Participativa e Direitos Humanos" e foi organizada pela Secretaria do OIDP e pelo Município de Iztapalapa com o apoio da Cidade do México.

A AIH participou amplamente dos debates e realizou 2 apresentações magistrais, uma na segunda-feira, dia 09 de dezembro no AUDITÓRIO QUETZALCÓATL, intitulado: Dos movimentos sociais à gestão pública. Papel dos movimentos sociais, salto à política institucional ou trabalho à margem.

Os conferencistas foram: 

  • Elizabeth Santos AIH - Venezuela
  • Bartiria Lima CONAM-AIH - Brasil
  • Jaime Rello, MUP - México
  • Adel Azzabi, Associação de Habitantes de Mourouj Tunísia - Tunísia
  • Jai Sen, Escola de Estudos Internacionais sobre Desenvolvimento e Globalização, Universidade de Ottawa, FSM - India

E a moderadora foi:

  • Valeria Procupez, Universidade John Hopkins, MOI - Argentina.

Circunscrevendo-se ao tema, a AIH falou amplamente das experiências vividas pelas suas organizações na Venezuela e Brasil, destacando também a importância na incidência nas políticas públicas das organizações sociais.

No dia 10 de dezembro, a AIH, através de Emilio Rodriguez da AIH-Pobladores México, participou da conferência: Direito à Cidade e Democracia Participativa, o visível e o invisível das cidades: assentamentos informais, mega projetos, meio ambiente, fazendo uma análise do impacto dos megas projetos em detrimento do meio ambiente.

A delegação da AIH participou de encontros com comunidades, tendo um encontro popular com a Experiência da União de Colonos San Miguel Teotongo.

Após três dias de intensos debates, intercâmbios de experiências, a declaração final foi alcançada. Sendo este um chamado dos governos locais e dos participantes, aos povos e comunidades, atores sociais e políticos; a reunir vontades para evitar os poderosos interesses especulativos que utilizam as cidades como mercadorias, gerando despejo, segregação, gentrificação e rutura do tecido social. 

Num ambiente de alegria e camaradagem, o evento foi concluído com o prémio das cidades com experiências participativas e a cidade de Cocody na Costa de Marfim foi escolhida como nova sede da OIDP para 2020.

Podem ler a declaração final: https://www.oidp.net/docs/repo/doc666.pdf


The Volunteer translator for housing rights without frontiers of IAI who has collaborated on the translation of this text was:

Adriana Pequeno