Home » News » Inhabitants of Americas » Caravana Nacional à Brasília

Mostra/Nascondi il menu

Caravana Nacional à Brasília

Informe sobre a jornada nacional de lutas da CONAM por desenvolvimento, emprego, reforma urbana e direitos sociais.

A jornada nacional de lutas da CONAM foi convocada pelo Conselho Nacional de Entidades Associadas (CONEA) da CONAM em Dezembro de 2006. Tem como objetivo mobilizar o movimento comunitário e a população organizada em torno das Associações de Moradores na luta pelos direitos sociais como educação, saúde, moradia, saneamento, transporte publico entre outros com instrumentos de universalização desses direitos; geração de emprego e renda e um novo ciclo de desenvolvimento econômico e social do nosso País. Tem também como ponto de pauta a anistia das Associações de Moradores e Sociedades Amigos de Bairros junto à Receita Federal de dívidas dos anos 90.

A primeira etapa vencida com sucesso foi a realização dos Encontros regionais que no total reuniram nas 5 regiões do Brasil mais de 300 lideranças de 22 estados. Foram encontros que debateram a mobilização e os principais eixos dessas mobilizações.

A segunda etapa que visa a realização das mobilizações estaduais e municipais junto aos executivos e legislativos locais está ocorrendo até o final de Maio, já contou com algumas importantes atividades, dentre as quais destacamos:

  • Ocupação de área publica municipal em Betim onde mais de 100 famílias negociam com a prefeitura a conquista de suas moradias.
  • Ocupação do prédio da Caixa Econômica Federal onde mais de 300 famílias conseguiram reabrir as negociações relacionadas ao Programa de Crédito Solidário em Belo Horizonte.
  • Manifestação na cidade do Rio de Janeiro de mais de 500 famílias do município de Nova Friburgo que foram desalojadas pelas chuvas no inicio do ano (13/04).
  • Manifestação na cidade de Nova Friburgo pelas 500 famílias desalojadas (04/05).
  • Manifestação, passeata e acampamento na praça da Sé em São Paulo de mais de 800 famílias na luta pelo direito a moradia em São Paulo (18/04).
  • Manifestação de mais de 300 pessoas em Porto Alegre pelo Direito à Moradia em Porto Alegre (27/04).
  • Passeata com mais de 500 pessoas em Salvador pelo direito à moradia e ao saneamento (25/04).
  • Audiência publica na Assembléia Legislativa da Paraíba com mais de 100 lideranças (22/03).
  • Manifestação em Brasília pela Regulamentação da EC 29 que garante mais recursos para o SUS, CONAM (500 pessoas) e outras entidades (500 pessoas) (11/04).

Ainda para o mês de Maio estão previstas manifestações para os estados de RJ, SP, MG, PE, GO, AP, CE, PA, AM e AC.

Ao final, no dia 13 de Junho , será realizada a Caravana Nacional à Brasília que reunirá mais de 3000 lideranças. Acontecerá uma passeata para levar ao Governo Federal, ao Congresso e ao Poder Judiciário a plataforma de reivindicações.

Algumas dessas informações constam também no site da CONAM: http://www.conam.org.br/ .