Home » International Tribunal on Evictions » Sessions » 2nd Session 2012 » UMA CIDADE PELOS HABITANTES E PARA OS HABITANTES

Mostra/Nascondi il menu

UMA CIDADE PELOS HABITANTES E PARA OS HABITANTES

De 27 a 29 de setembro de 2012, o Fórum Habitat Genebra tem o prazer de receber os atores da sociedade civil e do mundo acadêmico, personalidades políticas e os Habitantes daqui e de toda parte para repensar a cidade pelos e para seus habitantes.

No início do século 20, a população urbana representava apenas 13% dos habitantes do planeta; hoje, ela constitui mais da metade da população mundial, e provavelmente representará mais de dois terços em 2050. Não se fala mais de cidades, mas de « sistemas urbanos policêntricos » ou de « região metropolitana estendida », onde a fronteira entre o rural e o urbano se dilui e as cidades se encontram. No entanto, com a disponibilidade cada vez menor de terras construtíveis, o acesso a uma moradia digna se torna um privilégio e não um direito. Quantas pessoas no mundo vivem em condições decentes de salubridade? Quem pode hoje pensar que realmente tem a possibilidade de escolher viver no lugar onde mora? Quem tem possibilidade de ser proprietário? Quem não se queixa do valor do aluguel ou de ser despejado por falta de meios para pagá-lo depois de 40 anos cumprindo essa obrigação?

 

Durante o Fórum Exposição temporária Maison des Associations
Quinta-feira, 27 de setembro de 2012    
18:30 – 20:00 Conferência – mesa-redonda de abertura: « Uma cidade pelos e para seus habitantes » Uni Mail MS160
Sexta-feira, 28 de setembro de 2012    
09:00 – 12:00 Tribunal dos Despejos Maison des Associations
14:00 – 17:00 Iniciativas da sociedade civil para cidades sustentáveis Maison des Associations
17:30 – 19:00 Oficinas sobre as Iniciativas, o Tribunal dos Despejos e o caso de Dharavi Maison des Associations
20:30 - 23:00 Filme & debate « Dharavi : Slum for Sale » Maison des Associations
Sábado, 29 de setembro de 2012    
10:00 - 13:00 Passeata dos Habitantes Pâquis – Place des Nations
12:00 - 13:00 Leitura das recomendações do Tribunal dos Despejos na Place des Nations, entrega dos prêmios e encerramento do Fórum Place des Nations
13:00 - 18:00 Stand participativo no evento « Convergência das cooperativas » Cité de Vieusseux

O Fórum começará na quinta-feira, 27 de setembro, com uma conferência pública sobre um « mundo de favelas » na UniMail e continuará no dia 28 com o Tribunal dos Despejos e o Prêmio das Iniciativas da Sociedade Civil na Maison des Associations. O encerramento do Fórum será na Place des Nations após a leitura das recomendações do Tribunal dos Despejos e a entrega dos prêmios por ocasião da Passeata dos Habitantes.

Gordon Aeschiman (Tribunal des Baux), Humberto Antúnez (Federação Uruguaia das Cooperativas de Moradia Popular), Benedito Barbosa e Marli Carrara (CMP/União Nacional pela Moradia Popular, Brasil), Yves Cabannes (University College London), Oumar Cisse (Instituto Africano de Gestão Urbana), Georges Deikun (ONU-Habitat), Jackson Doliscar e Géralda Sainville (FRAKKA e GARR, Haiti), Matias Echanove e Rahul Srivastava (URBZ, Índia), Ramiro García (DESCO, Peru), Marcus George (Concerned citizens, Port Harcourt, Nigéria), Christophe Golay (ADH, Genebra), Mukesh Mehta (MM Project Consultants, Índia), Isabelle Milbert (IHEID), Padre Pedro Opeka (Akamasoa, Madagascar), Cesare Ottolini (Aliança Internacional dos Habitantes), Luca Pattaroni (EPFL), Anthony K. Prashanth (PROUD, Mumbai, Índia), Luon Sovath (Camboja), Malavika Vartak (Anistia Internacional), o Grupo dos 500 de Genebra e ainda muitos outros participarão da segunda edição do Fórum Habitat, evento participativo aberto a todas e a todos .

Contato imprensa:

Julien Beauvallet, Vice-Presidente da urbaMonde
julien.beauvallet@urbamonde.org  
+41 (0)76 360 61 24

Olivier Grobet, Membro do comitê organizador
olivier.grobet@urbamonde.org  
+41 (0)76 401 47 37

Georeferences


The Volunteer translators for housing rights without frontiers of IAI who have collaborated on the translation of this text were:

Maria Betânia Ferreira, Giselle Unti

Comments

Log in or create a user account to comment.