Home » The Urban Way » Housing one billion people » First Regional Competition for Popular Housing Alternatives » Termos de Referência do Concurso

Mostra/Nascondi il menu

The Urban Way

Termos de Referência do Concurso

Antecedentes

A Aliança Internacional de Habitantes surgiu há 10 anos, com o papel de materializar a voz, as propostas e as lutas dos habitantes para alcançar o direito à terra e à moradia adequada. Desta forma, junto com diversos movimentos de habitantes de todo o mundo, tem acompanhado lutas, desenvolvido Campanhas Despejos Zero, exercido pressão sócio-política perante organismos nacionais e internacionais, sempre levantando propostas pela defesa do direito de moradia.

É através da reivindicação da moradia como um direito, e não como é vista pelo capital imobiliário, que a população costruiu suas próprias alternativas, mostrando com segurança que outro mundo é possível. A AIH reconhece e se nutre desses esforços e por eles convoca as experiências da América Latina e do Caribe a participarem no Primeiro Concurso Regional de Alternativas para a Moradia Popular.

Neste esforço reconhecemos o papel da Universidade Popular Urbana (UPU) que, como ferramenta para a co-produção de conhecimentos da AIH, facilitou atividades de investigação, capacitação, intercâmbio de experiências e publicações em questões chave do planejamento, avaliação e desenvolvimento de políticas. Em especial, para a construçao social do hábitat e do direito à cidade; o papel dos movimentos sociais em defesa do hábitat e a ação política em nível local-regional-global.

Este concurso tem lugar no âmbito das atividades da Aliança Internacional de Habitantes, graças ao apoio solidário de Misereor de Alemania.

Objetivo

Dar visibilidade e novo significado às experiências que as populações e suas organizações realizaram, de forma a serem contribuições fundamentais para políticas de construção e gestão de moradia popular, como alternativas aos paradigmas de mercado.

Participantes

Poderão participar todas as organizações de habitantes da América Latina e Caribe que tenham realizado experiências de moradia popular em seus respectivos países, iniciativas e propostas relevantes, em matéria de incidência sobre políticas públicas, evidenciando o apoio de ONGs e de universidades.

Inscrições e Prazos de entrega

As inscrições estarão abertas a partir de 15 de novembro até 23 de janeiro de 2014 às 17:00 (horário de Lima – Bogotá)

A entrega dos trabalhos será feita on line  na página da AIH

Tema

O tema do presente concurso é: “Iniciativas e propostas dos habitantes da América Latina e do Caribe para a construção e gestão de moradia popular, como expressão de políticas alternativas para a questão habitacional.”

Conteúdo

Cada proposta apresentada no Concurso (em folha tamanho carta, espaçamento simples, letra arial 12) deverá conter:

a)  Um texto resumo de até 8 páginas (no máximo) contendo: nome da experiencia e/ou proposta, localização, período em que ocorreu ou ocorre, organização responsável, concepção, estratégia e metodología utilizadas, enfatizando a participação dos moradores (em anexo modelo , a ser respeitado obrigatoriamente).

b)  Um projeto ou croquis de localização da experiencia.

c)  Um projeto ou croquis do desenho arquitetônico, fotos e imagens explicativas.

d)  Um resumo das contribuições da experiência para as políticas públicas, assim como das lições aprendidas.

Prêmios

Serão entregues 3 prêmios e 3 menções, assim como certificado extendido aos participantes.

Primeiro Prêmio: 1.000 euros e Participação no FSU de Medelín, Colômbia

Segundo Prêmio: 500 Euros e Participação no FSU de Medellín Colombia

Terceiro Prêmio: Participação no FSU de Medellín Colombia

Todos os arquivos dos participantes serão publicados.

Os prêmios em dinheiro estão vinculados a ações de difusão das experiências de aplicação de políticas de construção e gestão da moradia popular, alternativas aos paradigmas de mercado.

A participação no Fórum Social Urbano de Medelín - Colômbia é reservada a quem represente a organização e se comprometa a devolver e difundir os resultados de sua participação.

Julgamento do Concurso

O julgamento do Concurso acontecerá durante a segunda quinzena do mês de fevereiro de 2014.

Premiação oficial

A entrega dos prêmios será realizada numa cerimônia especial que acontecerá na ocasião do Fórum Social Urbano, que se realizará em Medelín Colômbia, em abril de 2014.

Júri

O Júri será composto por líderes sociais urbanos, arquitetos, urbanistas, cientistas sociais de prestígio reconhecido por suas contribuições em matéria de moradia popular na região:

  • Mg. Alberto Bialacowsky, Argentina
  • Arq. Adolfo Córdova, Perú
  • Ana Falù, Argentina
  • Dr. Ênio Nonato de Oliveira, Brasil
  • Arq. Georgina Ramírez Sandoval, México
  • Ana Marina Rodríguez Montero, Venezuela
  • Prof. Alessio Surian, Italia

Ficha resumo  (a ser respeitado obrigatoriamente)

Como encaminhar a ficha e os materiais

Contact:  concurso.alternativas.vivienda.popular13@habitants.org


The Volunteer translator for housing rights without frontiers of IAI who has collaborated on the translation of this text was:

Estela Macedo Alves

Comments

Log in or create a user account to comment.